Aleatoriedades · Força de vontade

Deixe Ser – parte 1

Quando eu me encontro em momentos problemáticos, Mãe Maria vem até mim falando palavras de sabedoria “Deixe ser, deixe ser.”

Deixe ser.

Deixe você ser você. Deixe os outros serem os outros. Deixe o mundo girar. Deixe a vida viver. Apenas, deixe ser.

Oi. Sumi. Eu sei. Eu ando precisando organizar meus horários, me disciplinar mesmo. Ando meio jogada ao destino assim. Sim, eu faço meus trabalhos quando preciso, cumpro os compromissos necessários e tenho trabalhado MUITO meu lado psíquico e olha, estou MUITO BEM (falarei mais sobre abaixo). Porém, isso tudo posto numa rotina diária, parece pouco. Durmo até as oito, de manhã geralmente não faço nada. De tarde trabalho, ou durmo se estiver em casa. De noite leio, jogo, fico de bobeira na internet. Seria uma maravilha se meu cérebro não ficasse “academia academia academia academia academia academia academia academia”. Em setembro só fui sete vezes. Outubro entrou e ainda não fui nenhuma vez. Ô culpa danada me invadindo! Ainda mais agora que tô tão feliz com meus progressos! Mas é isso: eu não tenho disciplina. E eu sei que eu tenho uma quantidade de energia diária limitada para gastar, que quando eu gasto, não consigo fazer mais nada. É diferente de preguiça. Acreditem ou não, eu consigo diferenciar as duas e quando eu vejo que é preguiça, eu consigo sim lidar com ela e espantar a danada e fazer as coisas que preciso. Não, isso é diferente. É uma condição química do meu cérebro mesmo. O que eu acho que preciso fazer? Reorganizar esse tempo, esses horários. Queria muito tentar E CONSEGUIR ir pra academia de manhã. Já começava o dia energizada e pronta pra tudo, cheia das endorfinas! E já ficava “livre desse compromisso”. Ou no máximo, no início da tarde. Porque de noite eu já gastei toda a energia que tinha e não quero fazer mais nada. Vejo essas pessoas que trabalham o dia todo na rua em coisas estressantes, cuidam de filhos e ainda assim tem disposição pra malhar por duas horas e chegar em casa e ainda lavar a louça e arrumar tudo. Me passam um pouco dessa energia?

Eu quis muito mudar. “Eu to toda errada, preciso mudar isso”. O que aconteceu? Colapso nervoso, crise, semana de bad.

Deixe ser.

Eu preciso me adaptar. Eu sou limitada. Muito limitada! E eu tenho deixado esses limites me definirem e me amedrontarem. Ou tenho simplesmente tentado ignora-los e eles batem mais forte ainda na minha cara. Não. Preciso observa-los e ver como posso me adaptar a eles. Academia três vezes por semana? Por volta das 13:30? Como eu vou ficar depois? Vou ter energia pra trabalhar ou vou chegar em casa e querer me jogar na cama? Caso a segunda alternativa aconteça, consigo mudar meu horário de trabalho pra de manhã?

Não sei.

São testes aos meus limites que eu preciso fazer. Quem olha de fora pode achar que é “pouco”. Que não sustento uma casa, que não passo o dia todo varrendo, cozinhando e lavando. Ou o dia todo num escritório cheio de gente chata e muito estresse. E GRAÇAS A DEUSA QUE NÃO PASSO! Já teria morrido se assim fosse. Pra mim, conseguir acordar 8 da manhã, trabalhar, ir pra academia e ainda ter meu tempinho para mim mesma é uma vitória. Não quero viver em piloto automático, nesse nível acelerado que a sociedade impõe. Quero viver no meu ritmo, que me permite deixar ser. Que me permite descansar sim todos os dias, olhar para dentro de mim, observar o que eu to precisando. Eu tenho vontade demais e energia limitada. Quero encontrar um ponto onde essas duas convivam juntas sem que eu me sinta esgotada, ou que eu sinta que não fiz nada.

Deixe ser.

Mas eu sei que academia a noite não vai mais rolar mesmo ahahaha

Eu ia escrever bem mais. Umas coisas sobre meu trabalho psicoterapeutico que tem me feito muito, mas MUITO bem. Mas esse post já se fechou sozinho, ficou redondinho. Então esse vai ser o Deixe Ser – parte 1. E outro dia (quem sabe quando) posto a parte dois, que provavelmente vai ser bem mais interessante e intensa.

Deixe ser.

E esse post tá sendo.

10 pontos pra quem acertar a referência. 20 pra quem cantar a música.

Quero transar.

Deixe um comentário

